O vestuário, elemento de integração

O vestuário, elemento de integração

Em grande parte vestimo-nos para os outros. Se não vivessemos em sociedade o vestuário cumpriria apenas a função de proteger do clima  e de tapar o próprio corpo,mas não existiria moda. O estilista Ted Lapidus situava a elegância como “saber-se olhar com os olhos dos outros”.

O vestir para os outros tem uma dupla funçao: utiliza-se a moda como meio de integraçaõ e de embelezamento. De facto, a aparência (Imagem) é um elemento de integração na sociedade. Não é por acaso que quando alguém (principalmente nos casos dos jovens) se quer integrar em determinado grupo social , tende a imitar a maneira dessa comunidade se vestir.

É, de certa forma, devido a esta maneira de agir, que as tendências da moda são seguidas pela maioria das pessoas. Poucos são os que querem estar à margem devido à sua forma de vestir.

Perante um acontecimento social, o interesse de saber qual o “Dress Code” justifica-se com o objectivo de não parecer ridiculo num vestuário que naõ seja apropriado.

Além de integrar-nos,a moda serve para ser-se visto, e normalmente para ser visto de uma forma agradável, para causar “boa impressão”. Quando se escolhe um determinado vestuário pretende-se adornar e embelezar a imagem. Assim, escolhe-se determinada roupa que potencie os aspectos positivos do seu corpo e disfarce os aspectos negativos.

Uma pessoa pode dissimular defeitos com a roupa certa e/ou com maquilhagem adequada; uma mulher baixa pode dissimular a baixa estatura com sapatos de salto; pode disfarçar peso a mais usando roupas de cor preta ou escura e/ou monocromática.

É um facto que se pode considerar “normal” a tendência para procurar a beleza usando determinadas roupas e acessórios, assim como maquilhagem e cortes de cabelo certos. Há, contudo, também uma moda , de certa forma se pode chamar “extravagante”  que muitas vezes não favorece e até prejudica os atributos de beleza de determinado individuo. Mas não se tenha dúvida, também nestes casos, a pessoa quer ser vista e chamar a atenção e o olhar dos outros.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.